Background

Blog

Cuidados básicos – Coelho

woman holding rabbit

Os coelhos são óptimos animais de companhia, curiosos, inteligentes e que necessitam de interacção com os seus tutores e cuidados adequados.
Podem alcançar até 8 a 12 anos de idade!

Alojamento
A gaiola deverá ser espaçosa e incluir comedouro, compartimento para o feno, bebedouro, um esconderijo e um WC ou litter. A escolha do fundo da gaiola é também importante, podendo optar-se por aparas de madeira ou tapetes, por exemplo.

A gaiola deve ser colocada numa zona tranquila da casa onde exista uma ligeira ventilação com uma temperatura ambiente amena e alguma claridade.

Os coelhos devem ser soltos, pelo menos, uma vez ao dia para que se possam exercitar.
Especial atenção a fios, cabos e outros objectos que possam roer!

Alimentação
Uma alimentação correcta é fundamental para a saúde do seu coelho, devendo consistir em:
80% feno – este deve estar sempre disponível e ser de boa qualidade. Uma boa ingestão de feno previne problemas dentários e intestinais.

10% vegetais e ervas – como rúcula, coentros, couve-coração, endívias, dente-de-leão, etc. podem ser oferecidos todos os dias.

5% ração – esta deverá ser em forma de pellets, em vez das tradicionais misturas de cereais e sementes que podem ser bastante prejudiciais. Deve ser oferecida de forma moderada.

Good food and Bad food

5% guloseimas – como biscoitos à base de feno e pequenos pedaços de abacaxi, papaia seca ou banana são guloseimas saudáveis. Consulte-nos para tirar todas as dúvidas!

Medicina Preventiva
Os coelhos devem ser vacinados contra a Mixomatose e a Doença Viral Hemorrágica. Na maioria dos casos, são doenças fatais e a vacinação constitui uma forma eficaz de proteger o seu companheiro.

A castração/esterilização do seu coelho pode ajudar a prevenir problemas de comportamento e saúde graves. As fêmeas podem ser esterilizadas a partir dos 6-8 meses de idade e os machos a partir dos 4-5 meses.

Os coelhos devem também realizar uma consulta de rotina com regularidade a fim de detectar sinais precoces de doença.

Sabia que?
Existem mais de 70 raças de coelhos? Dos 800gr aos 12kg de peso! Os coelhos têm 28 dentes e todos eles crescem durante toda a sua vida? É possível ensiná-los a usar o WC ou litter para fazerem as suas necessidades? Devem ser escovados com regularidade para evitar a ingestão de pêlo em excesso?


Os coelhos são óptimos animais de companhia mas é importante sabermos quais os melhores cuidados a ter com eles!