Background

Blog

Esterilização/castração em coelhos



A esterilização consiste na remoção cirurgica do útero e ovários no caso das fêmeas e dos testículos nos machos. É uma cirurgia de rotina realizada sob anestesia geral e sob monitorização durante todo o periodo cirúrgico e pós-cirurgico. Análises sanguíneas pré-cirúrgicas são também recomendadas.

A partir de que idade posso esterilizar o meu coelho(a)? As coelhas podem ser esterilizadas a partir dos 6-8 meses de idade. Idealmente devem ser esterilizadas até aos 2 anos de idade, embora o possam ser mais tarde. Os machos podem ser castrados a partir dos 4-5meses de idade.

Porquê esterilizar a minha coelha?
Prevenção de gravidezes indesejadas - Os coelhos são animais sociais e gostam de ter a companhia de um companheiro da mesma espécie. A única maneira que eles podem viver juntos se forem de sexos diferentes é esterilizá-los, uma vez que se reproduzem muito facilmente. As coelhas não têm cio e procriam o ano inteiro, podendo engravidar consecutivamente. Cada ninhada pode ter 8 a 12 bebés!
Prevenção de tumores uterinos e outros problemas reprodutivos – A partir dos 6 anos de idade, existe uma probabilidade superior a 50% de aparecimento de tumores uterinos em coelhas não esterilizadas, bem como outros tipos de problemas reprodutivos como piómetras (infecções de útero)
Prevenção de gravidez psicológica – apesar de não estar grávida, a sua coelha pode desenvolver comportamentos típicos de gravidez como construção do ninho, produção de leite, protecção agressiva do seu território e diminuição do apetite, o que, a longo prazo, pode provocar problemas de saúde
Prevenção de tumores e outros problemas mamários – os tumores mamários não são comum em coelhas, mas quando ocorrem podem ser difíceis de tratar e ser evitáveis se a sua coelha for esterilizada antes de dois anos de idade Mudança de comportamento - As fêmeas tornam-se mais dóceis e ficam menos propensas a um comportamento destrutivo ou agressivo, como atacar, morder ou rosnar, o que acontece muitas vezes na defesa do seu território principalmente. Tornam-se também mais fáceis de treinar e ensinar a fazer as suas necessidades no litter, por exemplo.

Porque castrar o meu coelho?
Mudança de comportamento - Os machos castrados não marcam o seu território com urina, são menos agressivos e mais sociáveis com os seus tutores e com outros animais.
Tumores testiculares – machos castrados não manifestam o aparecimento de tumores testiculares na idade adulta.

​A esterilização do seu coelho faz parte dos seus cuidados de saúde básicos. Informe-se connosco!