As temperaturas baixas pedem uma proteção redobrada, não é?
A temperatura mais fresca e gélida pode afetar os nossos animais de estimação. Por isso, quem tem animais também precisa de ter cuidados extra para garantir que andam protegidos contra o frio.
Tal como nós, cães e gatos, sentem desconforto, ficam mais suscetíveis a doenças e precisam de se proteger.
A Alma sugere alguns cuidados essenciais para os dias de frio, para que os patudos andem sempre quentinhos e confortáveis.
- Leve o seu animal para um check-up de inverno antes da estação mais fria começar.
Assim, o médico veterinário pode verificar o estado de saúde do seu animal e certificar-se que não tem quaisquer problemas de saúde que o torne mais vulnerável.
- Mantenha o seu companheiro dentro de casa.
Da mesma forma que nós procuramos estar aconchegados dentro de casa, também o seu patudo o procura. Caso não tenha possibilidade de ter o seu animal em casa, compre-lhe uma casota ou coloque-o num local abrigado com temperaturas amenas para o proteger do frio e da chuva.
- Tenha atenção a lareiras e aquecedores.
Mantenha-se atento para garantir que o seu fiel amigo não se queime na cauda, nas patas ou no focinho enquanto se tenta aquecer.
- Evite longos passeios e diversas idas à rua.
Opte por passeios mais curtos e em menor quantidade no caso de ter cães. No caso dos gatos, restrinja as idas diárias à rua. Pois, além do risco das temperaturas baixas, sabemos que os gatos aconchegam-se em qualquer local que os permaneça aquecidos e estes podem não ser os mais convenientes.
- Reduza os banhos e tosquias e privilegie o uso de roupas.
É importante reduzir a frequência de banhos e tosquias, dado que o pelo é uma proteção natural contra o frio. Aconselhamos o uso de roupas para animais de pelo curto para os manter aquecidos, desde que o seu cão ou gato se sinta bem e confortável.
- Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e vitaminas.
Mais que nunca é importante que a ração do seu companheiro seja de qualidade, para que tenha o sistema imunitário e defesas em alta numa altura mais propensa doenças.
- Mantenha a vacinação em dia.
Cães e gatos são mais propícios a doenças respiratórias durante o inverno, por isso é importante manter a vacinação do seu pet em dia.
- Redobre os cuidados em animais idosos, cachorros ou imunodeprimidos.
Esta é uma altura afeita a gripes e constipações, por isso temos de estar mais atentos aos animais mais débeis e reforçar a sua proteção.
Agora já está a par de todos os cuidados que deve ter para proteger o seu companheiro durante a estação mais fria.