Background

Blog

Tem gatos em casa? Então saiba porque não lhes deve fechar a porta

Sabia que os felinos ficam estressados quando lhes fechamos uma porta? Isto porque são muito territoriais. Ou seja, a casa é toda deles.

Os gatos são seres especiais, com uma maneira igualmente especial e variada (consoante a sua personalidade) de demonstrarem o quanto gostam de nós. Quando o fazem ficamos derretidos, claro. Mas não convém exagerar nas festas nem acariciar em qualquer lado. Afinal de contas, eles são os verdadeiros donos não só do nosso coração mas também da casa, não é?

Isto não é nenhuma novidade para uma cat person. Mas será que sabe porque não deve fechar uma porta ao seu gato?

Os gatos são muito territoriais e veem a casa como o seu território. Gostam de explorar e controlar completamente o seu ambiente. Para eles é importante as áreas estarem bem divididas e separadas pelas diferentes divisões da habitação, existindo as zonas de alimentação, ingestão de água e liteira e zonas de descanso e brincadeira. E em todas as divisões a porta deve estar aberta.

Tendo em conta isto percebemos que existir uma divisão que lhes está vedada pode provocar ações negativas e sentimentos de stress e desconforto.

Portas fechadas apresentam um fator de stress para os gatos, implicando que não conseguem aceder a todo o seu território, que neste caso é a habitação. Assim sendo, não crie esse desconforto no seu bigodes, que vai sentir que está a perder o controlo.

Ajude-o a manter o seu bem-estar na habitação com estes 5 pilares descritos pela sociedade internacional de medicina felina:
  • Promova um local seguro;
  • Ofereça os recursos ambientais previamente descritos em divisões separadas;
  • Crie oportunidades de jogo e caça; 
  • Proporcione contacto humano positivo e consistente; 
  • Garanta um ambiente que respeite o olfato do gato.

Assim, já sabe. Se tem um gato em casa, separe bem as diferentes zonas do seu dia-a-dia e nunca, mas nunca, lhe feche uma porta. A exceção, para a sua segurança, está na porta da rua.
Agora já sabe, confirme se tem as diferentes zonas do seu quotidiano bem separadas e se ouvir o seu gato a miar e arranhar uma porta interior, não o deixe angustiado e abra-a.