Background

Blog

Saúde mental dos cães: sabe como a garantir e cuidar?

Ter um patudo em casa significa diversão e muito companheirismo. 

Na hora do passeio, são incansáveis a cheirar todos os cantos, flores e outros animais que encontrem pelo caminho – além de serem ótimos desbloqueadores de conversas. Mas, quando regressarem a casa, como passam o tempo?

Esta é uma questão relevante, já que o seu cão pode facilmente ficar entediado se não tiver estímulos. Daí a importância do enriquecimento ambiental com atividades dinâmicas como: desafios mentais e físicos. Estes são fundamentais na vida dos nossos patudos.

Começando pela parte física, as saídas ao exterior devem ser de cerca de 90 minutos de passeio. Assim, além de se exercitarem, ainda mantém o contacto social com outros cães e pessoas.

Seguindo para a parte mental, também devemos trabalhar diariamente para que o nosso patudo não se sinta aborrecido e entediado. Aposte em treinos curtos diários utilizando recursos estimulantes e desafiadores, como comedouros interativos, com labirintos e puzzles, ou dispositivos semelhantes, como tapetes olfativos.

Por isso, não se esqueça de:
  1. passear diariamente com o seu companheiro
  2. apostar em treinos diários com dispositivos dinâmicos 
  3. adquirir recursos para o estimular e desafiar

Tudo isto pode garantir que o seu cão seja menos problemático em casa e na rua, tornando-se mais feliz e preenchido. Um ponto essencial para uma saúde mental.