Background

A nossa equipa

Somos uma equipa multidisciplinar, com uma visão integrada da medicina veterinária, correspondendo às mais modernas práticas clínicas e às exigências dos nossos clientes, num mercado cada vez mais sofisticado.

Dra. Joana Valente

Médica Veterinária
A MINHA PAIXÃO

“Felizmente, tive a sorte de viver numa pequena aldeia da Beira Alta e cresci rodeada de
animais, mas aquele que mais me marcou foi, sem dúvida, o Jerry. Era um gato bastante imponente, todo preto e com grandes olhos amarelos. Parecia uma verdadeira pantera negra… Bem, pelo menos eu via-o assim! 
Foi companheiro de grandes aventuras e ensinou-me essencialmente que os gatos têm a capacidade de “falar”. Ele conseguia interagir com cada elemento da família de modo diferenciado. Bastava dizer-lhe que a janela do meu quarto estava aberta e lá ia ele a correr para dormirmos juntos.
Desde sempre que a minha resposta à típica pergunta “O que queres ser quando fores grande?” foi ser Médica Veterinária... de gatos! É um enorme privilégio puder fazê-lo diariamente e, acima de tudo, numa equipa multidisciplinar e tão qualificada como a do Alma Veterinária Hospital.
Ao longo dos anos, já vivi de tudo com os gatos. O episódio mais caricato, e stressante, acho que foi sem dúvida a captura de uma gata que fugiu de um rés do chão e se perdeu em Lisboa. Apesar das tentativas diárias da tutora, a gatinha estava muito assustada e não se deixava agarrar. Foram umas largas horas pela madrugada adentro, rodeada de latas de sardinha e escondida entre carros (houve quem chamasse as autoridades, tal bizarra era a situação). Ver como ela se acalmou quando chegou a casa, após semanas em pânico na rua, foi das melhores sensações que tive.
Estou totalmente dedicada, e em exclusividade, à Medicina Felina. Só abro uma excepção na adoração que tenho por águias. Sim, sou do Sport Lisboa e Benfica, claro. Mas vibrar, vibrar... é mesmo com os jogos da Seleção.”.
 
A MINHA FORMAÇÃO

- Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (2011, Universidade do Porto), em 2015; 
- Primeira médica veterinária portuguesa a conseguir o título General Practitioner Certificate in Feline Practice ESVPS, na European School of Veterinary Postgraduate Studies; 
- Membro da International Society of Feline Medicine, uma organização de especialistas em
medicina felina desde 2008;
- Sócia fundadora do Grupo de Interesse Especial em Medicina Felina da APMVEAC em Portugal. 
- Em 2015 palestrante do Curso de Medicina Felina para Auxiliares e Enfermeiros Veterinários no XXIII Congresso Nacional APMVEAC com os temas “5 Necessidades Básicas para o Bem-Estar Felino”, e “Gatos de Rua: Etologia e Maneio”. 
- Presença assídua em congressos científicos de medicina felina e autora de vários pósteres científicos. Em 2016 fui convidada a participar nos livros “100 Casos Prácticos para ATV” e “Manual Práctico Enfermedades Infecciosas Felinas”, com fotografias de autoria.


34 anos 
Estou na Alma Veterinária desde 2017. Sou responsável pelo Departamento de Medicina Felina - Alma Felina